políticas de privacidade

Termos de Privacidade

A FORMA ESPAÇOS IMOBILIÁRIOS LTDA (“Nós” ou “FORMA”) é pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 07.572.661/0001-30, regularmente estabelecida na Rua Doutor Carlos Flores, nº 259, sala 202, São Bento, CEP 95703-158, em Bento Gonçalves/RS, e visando a transparência para com seus clientes e/ou usuários do site, desenvolvemos esse documento em atenção à privacidade e proteção dos dados de nossos usuários (“Você”).

Quando Você acessar ou interagir com o nosso site e serviços, podemos guardar algumas informações (“Dados” ou “Dados Pessoais”) sobre Você.

Antes que você contate e contrate nossos serviços, queremos garantir que você entenda como tratamos suas informações pessoais necessárias ao nosso relacionamento.

Elaboramos esta Política de Privacidade (“Política”) com o intuito de esclarecer como seus Dados Pessoais podem ser coletados, utilizados, compartilhados e/ou armazenados por Nós.

A aceitação desta Política será feita quando Você acessar ou interagir com o site ou, quando aplicável, Você concordar de forma afirmativa com o uso dos seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades por Nós aqui descritas. Dessa forma, Você estará ciente e em total acordo com o modo como utilizaremos as suas informações e os seus Dados Pessoais.

Caso não concorde com esta Política, por favor, não continue utilizando nosso site. Pedimos apenas que nos explique o motivo de discordância para que possamos melhorar esta ferramenta.

1) Quais tipos de Dados a FORMA coleta?
Para o simples acesso ao nosso site www.formaespacos.com.br, não coletaremos dados pessoais. Navegue à vontade e conheça um pouco do nosso trabalho e da nossa equipe. Para dúvidas sobre nossas redes sociais (Facebook e Instagram), consulte a política de privacidade na central de ajuda das respectivas redes sociais.
Se Você é um corretor de imóveis ou tem interesse em novidades sobre oferta de imóveis por nós comercializados, e quiser se cadastrar em nosso site para receber novidades, apenas nesta hipótese utilizaremos alguns dos seus Dados Pessoais da forma apresentada abaixo, fundamentado nas respectivas bases legais (Finalidade Dados Pessoais e Base Legal):
1) Acesso ao site: IP, data e hora de acesso, cookies, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas. Obrigação Legal e Legítimo Interesse.
2) Cadastro no site – corretores de imóveis ou interessados: Nome e sobrenome, CPF, número de telefone e e-mail. Ao efetuar o cadastro, o interessado está autorizando o uso dos seus dados para a finalidade comercial.
3) Para segurança e validação dos Dados coletados: Geolocalização e informações de identificação do navegador e do sistema operacional. Legítimo Interesse.


2) Como utilizamos Cookies?
2.1) O que é um cookie? Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Os cookies nos permitem reconhecer as suas preferências para, por exemplo, adaptar nosso site às suas necessidades específicas. Por exemplo, os produtos que mais lhe interessam...
É por meio de um cookie, por exemplo, que mantemos a sua conta logada para visitas posteriores ao nosso site, mesmo quando Você fechar o seu navegador. Os cookies geralmente têm uma data de expiração. Alguns cookies são excluídos automaticamente quando Você fecha o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no dispositivo até serem excluídos manualmente os chamados cookies persistentes).
2.2) Quais cookies a FORMA utiliza em seu site?
I. cookies estritamente necessários, para que nosso site funcione corretamente, autenticando logins, por exemplo. Por isso, não é possível recusar estes cookies se Você quiser visitar nosso site.
II. cookies preferenciais, para que o nosso site possa lembrar das informações de preferenciais anteriormente fornecidas pelo usuário, com vistas a melhorar a experiência de navegação, como por exemplo, o idioma e região de quem está acessando o site.
III. cookies de análise, para melhorar o conteúdo do nosso site e a sua experiência como usuário. Esses cookies realizam a coleta automática de determinados Dados Pessoais para nos fornecer informações sobre como nosso site está sendo utilizado, identificando, por exemplo, quantas vezes determinada página foi visitada.
IV. cookies de marketing para que possamos disponibilizar as melhoras ofertas de produtos e serviços a Você, de acordo com seus interesses.
V. cookies de mídias sociais para habilitar plugins de determinadas redes sociais, quando Você escolhe acessar nosso site por meio dessas redes. Por exemplo, o nosso site permite que Você se cadastre por meio de redes sociais, com o botão “entre com o Facebook”. Esses plugins usam cookies e outras tecnologias para fornecer análises e reconhecer Você nessas redes sociais para conectar com nossos serviços.
VI. a) de Sessão: são temporários e permanecem até que a página web ou o navegador sejam fechados. Podem ser utilizados em e-commerce (para o USUÁRIO continuar navegando e não perder o que colocou no carrinho, por exemplo), para analisar padrões de tráfego na internet e para proporcionar melhor experiência e conteúdo contextualizado aos USUÁRIOS.
VII. b) Permanente: persistem mesmo que o navegador tenha sido fechado. Podem ser utilizados para lembrar informações de login e senha dos USUÁRIOS, por exemplo, ou para garantir uma melhor experiência ao usuário entre diferentes sessões.
VIII. a) Próprios: são de titularidade da FORMA, que possui total controle sobre os Cookies.
IX. b) de Terceiros: são de titularidades de terceiros, mas incluídos no dispositivo dos USUÁRIOS mediante os sites, aplicativos e serviços oferecidos pela FORMA.
X. a) estritamente necessários: essenciais para permitir ao USUÁRIO utilizar os sites, aplicativos e serviços oferecidos pela FORMA, os quais não poderiam ser corretamente oferecidos sem esses Cookies. São geralmente de Sessão e Próprios.
XI. b) de performance: coletam informações anônimas sobre como os USUÁRIOS utilizam e interagem com os sites, aplicativos e serviços oferecidos pela FORMA, permitindo reconhecer seus perfis e contabilizar as visitas e interações. São geralmente Próprios.
XII. c) de funcionalidade: permitem a FORMA lembrar escolhas feitas pelos USUÁRIOS (tais como login e localização) e proporcionam experiências mais pessoais, além de possibilitar eventuais customizações (quando estiverem disponíveis). Essas informações podem ser anonimizadas (transformando-se em Dados Anonimizados) e não rastreiam atividades fora dos sites, aplicativos e serviços oferecidos pela FORMA. São geralmente Próprios e Permanentes.
XIII. d) analíticos e de publicidade: permitem aos anunciantes da FORMA entregar anúncios e informações mais relevantes aos USUÁRIOS. Também são utilizados para limitar o número de vezes que o USUÁRIO visualiza determinados anúncios e medir a efetividade de campanhas publicitárias. Eles lembram determinadas preferências dos USUÁRIOS e são utilizados para auxiliar a traçar seus perfis visando melhorar a experiência do USUÁRIO. São geralmente permanentes e podem ser de Terceiros (tais como o Google Analytics, mencionado abaixo).
XIV. e) de mídias sociais: permitem ao USUÁRIO se conectar com mídias sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram. São geralmente permanentes e de Terceiros.
XV. f) de segurança: ajudam a FORMA a monitorar atividades fraudulentas e proteger os dados do usuário em acesso não autorizados. São geralmente permanentes e de Terceiros.
XVI. 2.5. O USUÁRIO pode não aceitar os Cookies para utilizar os sites, aplicativos e serviços oferecidos pela FORMA, mas nestas situações não pode a FORMA garantir o correto funcionamento desses sites, aplicativos e serviços oferecidos. Os Cookies podem ser aceitos, excluídos ou rejeitados por meio de ferramentas de gerenciamento do próprio navegador usado pelo USUÁRIO.
XVII. A FORMA também registrará as atividades efetuadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados criando logs que podem incluir, mas não se limitam a: (i) Endereço IP do USUÁRIO; (ii) Ações efetuadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pela FORMA; (iii) Endereços das páginas e telas acessadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pela FORMA; (iv) Datas e horários de cada ação do USUÁRIO nos sites, aplicativos da FORMA, além do acesso que fizer às páginas e telas e das ferramentas e funcionalidades que utilizar; (v) Informações sobre o dispositivo utilizado pelo USUÁRIO, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos e softwares instalados; (vi) Session e User ID, quando disponível; (vii) Tipo de conexão do USUÁRIO, tais como Wi-Fi ou redes de celular (EDGE, 3G e 4G, por exemplo); e (viii) Geolocalização.

Outras tecnologias poderão ser utilizadas para a obtenção de dados de navegação do USUÁRIO. No entanto respeitarão sempre os termos desta Política de Privacidade e as opções que Você faz a respeito de sua coleta e armazenamento, sendo que Você será informado previamente em caso de quaisquer alterações. Caso outros Dados que não os listados anteriormente passem a ser coletados, Você será previamente informado. As informações coletadas pela FORMA poderão ser combinadas com informações coletadas por outras fontes (inclusive parceiros terceiros) ou provenientes de outras tecnologias.
O uso de cookies de marketing e de mídias sociais são baseados no legítimo interesse da FORMA. Assim, caso Você deseje recusar a instalação desses cookies no seu dispositivo e/ou optar pela remoção de cookies, acesse a qualquer momento nosso Aviso de Cookies e altere as suas preferências.
Importante esclarecer que a FORMA não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do site, sendo recomendável que Você limpe seus Dados de navegação regularmente.
2.3) Com quem a FORMA compartilha os seus dados?
Por oferecer plataformas online, a FORMA poderá operar em conjunto com outras empresas numa ampla gama de atividades, inclusive para hospedagem, armazenamento de dados, analytics, indexação em mecanismo de buscas, entre outras. Dessa forma, nos reservamos no direito de compartilhar suas informações, incluindo Dados Pessoais, conforme os casos indicados abaixo. Adotaremos, sempre que for possível, mecanismos de anonimização e pseudonimização desses Dados e firmaremos cláusulas rigorosas em nossos contratos, visando preservar ao máximo a sua privacidade.
Nós poderemos vir a compartilhar seus Dados Pessoais nos seguintes casos:
Nossos colaboradores: todos eles possuem o compromisso formal de zelar pelas informações privilegiadas que detém mediante o contrato de trabalho e são eles quem atualizam os imóveis disponíveis à venda!
Para resguardar e proteger direitos da FORMA: A FORMA se reserva no direito de acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer Dados e informações sobre Você, incluindo interações suas, caso sejam necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança da FORMA, bem como de nossos funcionários e/ou outros usuários. Por exemplo, podemos compartilhar determinadas informações com o Ministério Público e/ou com a Polícia Civil quando solicitado por esses órgãos, apenas na medida do que for expressamente solicitado pelo Estado.

3. Quais são os direitos dos titulares de dados?
A única hipótese em que coletamos seus dados pessoais é no caso de você manifestar interesse em receber nossas listas de imóveis à venda, novos empreendimentos e ofertas. Assim, caso não tenha interesse nestas novidades.
Você sempre possuirá direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais, e além de nos preocuparmos com a segurança desses Dados, também nos preocupamos que Você tenha acesso e conhecimento de todos os seus direitos relativos ao tratamento de seus Dados Pessoais.
Nesse sentido, expomos abaixo uma breve explicação e exemplos sobre alguns desses direitos que você possui!
Requisição de retificação dos seus Dados Pessoais. Este direito permite que Você, a qualquer momento, solicite a correção e/ou retificação dos seus Dados Pessoais, caso Você identifique que alguns deles estão incorretos. Contudo, para ser efetivada essa correção, possivelmente, precisaremos checar a validade dos Dados que Você nos fornece.
Requisição de exclusão ou cancelamento dos seus Dados Pessoais. Este direito permite que Você solicite a exclusão dos seus Dados Pessoais da nossa base de dados. Todos os Dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando Você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para os nossos serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de Dados ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da FORMA.
Direito de objeção ao tratamento de Dados Pessoais. Você também tem o direito de contestar onde e em que contexto estamos tratando seus Dados Pessoais para diferentes finalidades. Em determinadas situações, podemos demonstrar que temos motivos legítimos para tratar seus Dados, os quais se sobrepõem aos seus direitos, caso, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a funcionalidade dos nosso site e serviços.
Solicitar a portabilidade. Forneceremos a Você, ou a terceiros que Você escolher, seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável.
Direito de retirar o consentimento a qualquer momento. Você tem o direito de retirar o seu consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer processamento realizado antes de Você retirar o seu consentimento. Se Você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados serviços. E se for este o caso, iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Direito a revisão de decisões automatizadas. Você também tem o direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus Dados Pessoais que afetem seus interesses. Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus Dados Pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta. A confirmação de existência ou acesso aos seus dados serão disponibilizados imediatamente de maneira simplificada via acesso a área do cliente. Para solicitação completa ou com múltiplas solicitações, o prazo de entrega da declaração é 15(quinze) dias a contar de sua solicitação. Neste caso, iremos notificá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação.

4. Por quanto tempo os dados serão armazenados?
Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes. Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos Dados Pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade de processamento dos seus Dados Pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.
Após encerradas todas as finalidades que justificavam o tratamento dos Dados sobre Você no nosso site e serviços, estes Dados serão eliminados.

6. Como funciona a Segurança da Informação na FORMA?
A FORMA toma providências técnicas, administrativas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.
Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais em nossos serviços, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:
• A FORMA utiliza o certificado SSL no tráfego de Dados Pessoais via internet.
• A FORMA utiliza métodos padrão e de mercado para a segurança dos seus Dados coletados, como gestão e controle de acesso ao banco de dados e criptografia de senhas;
• A FORMA possui proteção contra acesso não autorizado a seus sistemas; e
• A adoção de procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação.
Em nenhuma ocasião a sua senha de acesso será solicitada por nossos colaboradores. Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de sua conta e de outros Dados Pessoais que mantemos seus em nossos registros, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos. Além de adotar boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus Dados, caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados, por favor entre em contato conosco.

7. Transferência Internacional
A FORMA possui sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela lei brasileira. Os Dados que coletamos estão hospedados em servidores localizados no Brasil, sujeitando-se às normas nele vigentes.

8. Como falar com a FORMA?
Se Você tiver quaisquer outras dúvidas sobre como utilizamos seus Dados, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, ou, ainda, Você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes Dados Pessoais, Você pode entrar em contato com nosso time através do e-mail atendimento@formaespacos.com.br.

9. Atualizações dessa Política
Como estamos sempre buscando melhorar nosso site e serviços, esta Política pode passar por atualizações, visando fornecer a Você mais segurança, conveniência e melhorar cada vez mais a sua experiência. É por isso que recomendamos que Você acesse nossa Política periodicamente, para que Você tenha conhecimento sobre as modificações. Para facilitar, indicamos no final do documento a data da última atualização. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações suas, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento seu.

10. Incidentes de Segurança
Quando houver algum incidente de segurança, agiremos conforme nossa Política de Gestão de Risco e Incidentes.
Última Atualização: 02 de dezembro de 2021.